Um bom bordado
Ao iniciar uma criação de uma logomarca, temos que levar em consideração as limitações de um bordado.
Ao desconsiderar estas limitações, pessoas leigas que se arriscam na criação de uma logomarca, ou até mesmo profissionais da área de comunicação visual, elaboram o produto com o foco em uma simples impressão, desconsiderando que o produto final poderá ser reproduzido em um bordado.
Porém, quando surge a necessidade de bordar a logomarca, proprietários das marcas ficam decepcionados com o resultado final.
Por isso abaixo enumeramos algumas dicas, a serem observadas quando do processo de criação:
a) Evite letras pequenas: 5,5 milímetros de altura seria o mínimo para uma boa leitura.
b) Traços muito finos dificultam o trabalho da máquina de bordado: procure "limpar" ao máximo o desenho, para dar clareza a sua logomarca (riscos, traços e pontos podem poluir a imagem bordada).
c) O tamanho de uma logomarca é de aproximadamente a largura de um cartão de visitas que tem entre 8 a 9 cm de largura.
Para você ter uma ideia de como irá ficar a marca bordada, reduza a impressão que está com 9 cm, para 3 cm e veja se ainda está definida e legível. Se os traços ficarem indefinidos, muito próximos um dos outros, as letras não vão ficar legíveis.
É um sinal que teremos problemas no bordar. O ideal seria reformular a logomarca retirando excessos.
d) Excesso de palavras tendem fazer com que as letras fiquem pequenas. Temos que ser coerentes, ninguém vai parar alguém para ler o que este escrito em um bordado.
A regra valida é: “ menos é o melhor”.
e) Fuja de imagens com degrade, pois no bordado, é difícil reproduzi-lo. Isto porque a linha que é sobreposta para dar a sensação de degrade, pode dar a impressão de remendos no bordado. Em bordados maiores o degrade é mais confiável .
f) Evite contornos em letras pequenas, lembre-se que o tracionamento do tecido existe e para letras, o mínimo de deslocamento pode ser expressivo.
g) Um boa imagem para servir de fonte para o desenvolvimento do bordado é fundamental. Sendo assim, a imagem fonte tem que ter uma boa resolução, devendo dar-se preferência às imagens vetorizadas como Corel Draw.
As imagem de bordados ou com baixa resolução, são irregulares e podem causar dúvidas no traçado, prejudicando o desenvolvimento do programa de bordado.
h) Alguns profissionais acreditam que a quantidade de cores é proporcional a criatividade,criando logomarcas com excesso de cores. Isto gera um problema na produção do bordado, pois normalmente as máquinas de bordar trabalham com 9 cores, o que impossibilita a reprodução fiel da logomarca.
Se formos observar as logomarcas de grandes empresas, são imagens simples, limpas e com poucas cores.